Tribunal de Contas do Amapá lança na COP30 da Amazônia o projeto “Observatório de Políticas Climáticas e Ambientais”

O Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP) lançou neste sábado, 15 de novembro, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, o projeto “Observatório de Políticas Climáticas e Ambientais”. A iniciativa visa acompanhar a alocação de recursos e investimentos climáticos, avaliar resultados, identificar vulnerabilidades e promover a responsabilidade ambiental que contribua para decisões públicas mais eficientes e sustentáveis.
O lançamento aconteceu no estande do Governo do Amapá, na Zona Verde, no Parque da Cidade. Em síntese, o observatório tem a finalidade de monitorar, analisar e integrar informações sobre as políticas de meio ambiente e mudanças climáticas, conectando suas interfaces a diversos setores, como o saneamento, mobilidade urbana, habitação, infraestrutura e gestão territorial.
“Acabamos de lançar o Observatório de Políticas Públicas de Mudanças Climáticas e Ambientais. Vai ser uma importante ferramenta que interligará vários setores referentes às políticas públicas nacionais, como a saúde, saneamento, meio ambiente e inúmeras outras políticas para a melhoria das condições de vida do nosso povo. Será um grande alicerce para termos sempre ações de desenvolvimento sustentável, porque é necessário, mas sempre ecologicamente equilibrado e com muita sustentabilidade”, destaca o presidente do TCE/AP, conselheiro Reginaldo Ennes.
Com a estruturação do projeto, haverá a consolidação de dados e indicadores em formato acessível e sistematizado, ampliando a capacidade de planejamento e avaliação das ações governamentais. Neste cenário, a participação do TCE na COP-30 reforça o compromisso da responsabilidade de fiscalização, da legalidade, economicidade e eficiência da aplicação dos recursos públicos dos entes federativos para fomentar a execução de políticas públicas de impactos ambientais resolutivos e eficazes.
“Além disso, também lançamos os nossos dados do Clima Brasil, referentes à governança climática do estado do Amapá e do país inteiro. Então, convidamos a todos vocês que acompanham nossas páginas do Tribunal de Contas do Estado do Amapá para conhecerem esses dados, para conhecerem todas as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para nosso povo amapaense e para as mudanças e melhoria das condições climáticas e ambientais do Brasil inteiro”, completou o presidente.
As apresentações do “Observatório de Políticas Climáticas e Ambientais” e do Clima Brasil, que mostram os dados do Amapá, também foram realizadas pelo secretário de Controle Externo, Maurício de Souza, e pelo auditor de Controle Externo, Marcos Côrtes.
Colaboração: Bianck Bastos








