


O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) participou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, da cerimônia em homenagem ao Dia da Mulher Advogada. O encontro aconteceu na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP), em Macapá.

O TCE/AP foi representado pela conselheira substituta Terezinha Botelho, também graduada em Direito. O evento pensado para valorizar, reconhecer e celebrar a força feminina na advocacia amapaense contou com premiações e falas institucionais sobre a importância da data e do incentivo à representatividade feminina em cargos de liderança.
“Para mim, esse evento foi muito significativo porque, além de enfatizar o Dia da Mulher Advogada, é uma oportunidade não só de celebração, mas principalmente de reflexão, construção de conexões e avaliação das nossas conquistas. Que as mulheres sejam cada vez mais unidas na luta pelo mesmo propósito, porque as que estão na advocacia lutam diariamente por liberdade e justiça. Elas devem ter consciência de que o seu papel é determinante na sociedade, porque, com certeza, a partir do momento em que estão lutando por justiça, também estão contribuindo com a paz social”, comentou a conselheira substituta Terezinha Botelho.
Durante a solenidade, foram homenageadas a Dra. Vera de Jesus Pinheiro, a mais antiga da advocacia amapaense, e Sulamir Palmeira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), que possui jurisdição nos estados do Amapá e Pará.
“Este evento promovido pela OAB do Amapá não é apenas uma celebração do Dia da Advogada Mulher, é muito mais que isso. É também um convite para olharmos uns aos outros e para nós mesmos com a delicadeza, fraternidade e profundidade que nossas histórias merecem. Liderar com propósito é, antes de tudo, fazê-lo com sentido, e o sentido nasce do que nos move, e o que nos move? O desejo de transformar a realidade, de ampliar o horizonte e deixar o mundo um pouco mais justo do que o encontramos, esse é o nosso propósito”, declarou a presidente do TRT-8, Sulamir Palmeira.
Ao longo da celebração, a vice-presidente da OAB/AP, Christina Rocha, evidenciou a importância da união e do empoderamento feminino na luta por espaços de representatividade de diferentes grupos de mulheres.
“Falamos de empoderamento com responsabilidade, com consciência e com união. Precisamos deixar claro que feminismo não é mulheres contra os homens, eles também são fundamentais nessa caminhada e precisam estar conosco, porque assim construiremos uma sociedade verdadeiramente justa e respeitosa para todas as mulheres. Esse evento é para celebrar as conquistas e homenagear cada mulher advogada. A OAB é para todos, parabéns às mulheres negras, homossexuais, com deficiência e às mulheres mães”, destacou Christina Rocha.


