
Os candidatos interessados em concorrer às vagas ofertadas pelo Ifap deverão acessar o endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/sisu bem como acessar a página eletrônica do Ifap http://ifap.edu.br/index.php/ensino/sisu onde constam o edital e todas as informações referentes ao ingresso dos novos estudantes nos cursos superiores.
A seleção pelo sistema SiSU assegura a expectativa de direito à vaga no curso que o candidato se inscreveu. Caberá ao Ifap a convocação para realização das matrículas e demais convocações em relação à lista de espera, seguindo o cronograma. O candidato deve acompanhar o Portal do SiSU e a página eletrônica do Ifap para saber os procedimentos de matrículas, documentos necessários e prazos a serem seguidos.
Os candidatos selecionados na chamada regular e os convocados para matrículas da lista de espera da 1ª edição de 2026 do SiSU deverão fazer a matrícula de forma online no link disponibilizado na data do resultado da chamada regular e data da convocação da lista de espera para matrículas das vagas remanescentes. Cada documento de convocação conterá informações complementares que precisam ser acompanhadas pelo candidato.
Cotas
O Ifap reserva, no mínimo 50% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram, integralmente, o ensino médio em instituições públicas de ensino ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, levando-se em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. As vagas serão distribuídas segundo o último sendo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística da população do Amapá.
Do total das vagas oferecidas pelo Instituto Federal do Amapá, por curso e turno, destinadas à ampla concorrência, 2,5% serão reservados às políticas específicas de ações afirmativas de candidatos com deficiência (Código: V) adotadas pelo Ifap. Para as escolas públicas são destinadas 78,63% para pretos, pardos e indígenas, 7,46% para pessoas com deficiência e 1,76% para quilombolas.
https://ifap.edu.br/index.php/mais-noticias/ifap-oferta-18-cursos-superiores-no-sisu-2026



