‘Somos colegas de trabalho na missão de transformar vidas pela educação’, celebra Clécio Luís na nomeação de 398 profissionais de educação

Em uma cerimônia com fortes emoções e sentimento de gratidão nesta quinta-feira, 18, o governador Clécio Luís nomeou mais 398 profissionais da educação no quadro de servidores públicos. O ano letivo de 2026 vai iniciar com mais 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores para os estudantes da rede pública.
“Recebemos novas servidoras e servidores públicos que passam a ser meus colegas de trabalho. Antes de ser governador, eu sou professor, e é com esse olhar de quem conhece a sala de aula que vejo professores, professoras, pedagogos, cuidadores e cuidadoras chegarem para fortalecer o time da educação e assumir, conosco, a missão de transformar vidas por meio do serviço público”, celebrou o governador.

Esta é a 4ª turma convocada pela gestão do concurso da educação, realizado em 2022. Com esta chamada, o Estado alcança 1.948 novos servidores efetivos na educação, consolidando o maior chamamento de profissionais da área em mais de 10 anos, cumprindo o compromisso do Plano de Governo de convocar aprovados em concursos públicos e fortalecer o quadro da rede estadual de ensino.
O serviço público é uma oportunidade traçada por cada concursado. Com a chamada feita pela gestão e a efetivação, o fruto colhido é um novo futuro. É o caso de Karla do Socorro, pedagoga, que viveu anos de dedicação até a aprovação.

“Essa conquista representa muito mais do que a aprovação em um concurso. É o resultado de anos de dedicação, do apoio da nossa família e da fé que nos sustentou durante todo o processo. Hoje, assumimos esse compromisso com responsabilidade e com o desejo genuíno de contribuir para uma educação pública mais justa, humana e transformadora”, disse a pedagoga, nomeada nesta quinta-feira.
Os professores e pedagogos ingressam no serviço público estadual com salário inicial de R$ 6.600,98, enquanto os cuidadores recebem R$ 3.358,72, reforçando a política de valorização dos profissionais da educação adotada pelo Governo do Amapá. Os novos nomeados vão atuar em 8 municípios do estado: Amapá, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Santana e Tartarugalzinho, atendendo áreas urbanas e rurais.

Após a nomeação, os profissionais tomarão posse na Secretaria de Estado da Administração (Sead) entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026.
Em seguida, de 19 a 30 de janeiro, participarão de um curso de formação, realizado em parceria com a Escola de Saberes Públicos (Esap).

As convocações, nomeações e posses demonstram o compromisso contínuo do Governo do Amapá com a valorização da educação e o fortalecimento da rede de ensino, garantindo o pleno funcionamento das escolas, o suporte pedagógico e o atendimento adequado aos alunos com deficiência e necessidades específicas.
Ao ampliar convocações e prorrogar concursos, o governador Clécio Luís institui um legado de fortalecimento da administração pública e assegura a entrada de novos servidores em instituições estratégicas, como a Educação, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica. Com essa política, a gestão reafirma seu compromisso com a geração de emprego e renda e se consolida como a que mais investe em concursos na história do Amapá, garantindo mais qualidade, eficiência e preparando o estado para o futuro.



