Cultura

No Amapá, Escola SESI lança livro que aborda história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros

Pesquisadores, alunos e autoridades estiveram reunidos no Teatro do SESI Amapá para acompanhar o lançamento do livro Raízes do Amapá – história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (19), durante um evento que apresentou os primeiros resultados de um trabalho de pesquisa realizado pela Escola SESI Visconde de Mauá com apoio do Conselho Nacional da instituição.

ACESSE O LIVRO 

A publicação foi produzida em parceria com a Editora Mina e reúne textos acadêmicos e de professores da Escola SESI Visconde de Mauá, além de pesquisadores como Zé Miguel, Piedade Vieira, Cristina Almeida, Sabá do Curiaú, Bruna Karipuna e Edson Kayapó.

“Somos uma escola da Amazônia e respiramos esse ar dos povos originários e da população quilombola. Vivenciamos isso diariamente, mas poucas ações se traduzem de fato dentro do ambiente escolar. Muitas vezes ficam restritas a iniciativas isoladas, mas é algo que precisa fazer parte do nosso cotidiano. A partir dessas ações, estamos reescrevendo a história da educação e reforçando a identidade cultural amapaense”, destaca a superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira. 

O livro Raízes do Amapá integra a série Jenipapos – diálogos sobre viver, organizado por Edson Kayapó, Isabella Rosado Nunes e Maurício Negro. O projeto promoveu encontros com professores do Núcleo de Formação Docente e Mentoria, que participaram de discussões sobre diversidade étnico-racial na escola, saberes e fazeres indígenas e quilombolas, além da valorização das memórias e histórias locais, com a proposta de construir uma educação plural e inclusiva.

Coordenação de Comunicação e Mercado SENAI/SESI – AP

https://www.ap.sesi.org.br/noticias/no-amap%C3%A1,-escola-sesi-lan%C3%A7a-livro-que-aborda-hist%C3%B3ria-e-cultura-dos-povos-ind%C3%ADgenas-e-afro-brasileiros.html

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo