Presidente do TJAP participa de reunião de trabalho com ministro Edson Fachin

Com a proposta de fortalecer o diálogo institucional e alinhar demandas da magistratura nacional, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Jayme Ferreira, participou nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, de reunião de trabalho conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, no auditório Thereza Grisólia Tang, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. A iniciativa antecedeu a abertura do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) e reuniu 24 presidentes de Tribunais de Justiça estaduais e militares.
O encontro, promovido pelo CNJ, compreendeu a troca de informações estratégicas e a discussão de diretrizes que subsidiam a atuação dos tribunais na execução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.
Os presidentes também analisaram aspectos relacionados às Metas Nacionais de 2026, definidas conforme a Resolução CNJ nº 325/2020. A reunião contou com a presença da equipe da Presidência do CNJ, que participou dos diálogos sobre governança, estatística e gestão judiciária.
Durante a abertura da reunião, o ministro Edson Fachin destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das instituições. “Essa é uma reunião de trabalho, mas também é um encontro importante com os presidentes e as presidentes de Tribunais de Justiça dos Estados e da Justiça Militar, acolhidos na casa da Justiça catarinense. E, para este encontro, nós trouxemos aqui toda a equipe da Presidência do Conselho Nacional de Justiça. Viemos aqui para dialogar, trocar ideias e, evidentemente, estabelecer um conjunto de premissas que devem ser construídas a quatro mãos”, afirmou o presidente do CNJ.
O presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, recepcionou o ministro e as comitivas dos tribunais.
O presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, ressaltou que a reunião de trabalho promovida pelo CNJ antes da abertura do ENPJ reforça o diálogo contínuo entre os tribunais.
“Trata-se de um empenho em estabelecer diretrizes fundamentadas e construídas com a participação efetiva dos tribunais. Ou seja, uma oportunidade de conversarmos sobre subsídios importantes para o planejamento dos tribunais e atuação institucional em nível nacional. Nós do TJAP seguimos comprometidos com o trabalho atuação colaborativo e orientada ao aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados à sociedade”, pontuou o presidente do TJAP.
Após a reunião, os presidentes seguiram para o Centro Integrado de Cultura (CIC), onde ocorre a abertura do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário. A programação do evento inclui palestra da ministra Ellen Gracie sobre as transformações no sistema de Justiça nas últimas duas décadas e debate conduzido pelo professor Oscar Vilhena Vieira acerca das perspectivas para o Judiciário nas próximas duas décadas.
Secretaria de Comunicação do TJAP



