Sebrae Amapá

Luau na Samaúma encerra edição 2025 com celebração do Natal e samba com apoio do Sebrae, MP-AP e GEA

O Luau na Samaúma 2025 celebrou o clima natalino com o tema “Acender das Luzes”, na última sexta-feira (6), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), das 17h às 23h. A Praça da Samaúma se transformou em um espetáculo a céu aberto na Edição Especial de Natal, que também comemorou o Dia Nacional e Estadual do Samba. O evento foi realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Ministério Público do Amapá (MP-AP) e  Governo do Estado (GEA).

A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, comemorou a atmosfera festiva e destacou que o Papai Noel chegou ao som do samba na Praça da Samaúma. “Este é um projeto de aproximação com a comunidade, que valoriza o uso coletivo desse espaço tão lindo que é a Praça da Samaúma. Teve muita cultura, empreendedorismo e integração social”, ressaltou a superintendente,  Alcilene Cavalcante.

Para o procurador-geral de Justiça do MP-AP, Dr. Alexandre Monteiro, o Ministério Público se sente muito honrado com a parceria entre as instituições. “Estamos especialmente felizes com a presença de cada um que participou dessa celebração. É uma alegria compartilhar este momento”, disse o Dr. Alexandre Monteiro.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura do Amapá, Clícia Di Miceli, a última edição do Luau de 2025 deixa um ‘gostinho de quero mais’ e um sentimento de saudade, por ser um projeto realmente muito especial. 

“A população abraça e gosta demais. Por isso, essa parceria institucional entre Ministério Público, Governo do Estado e Sebrae é fundamental. Uma união de forças para oferecer à comunidade acesso gratuito as atividades culturais e artísticas. Ver a população vivendo toda essa magia da programação, é algo muito significativo”, afirmou a secretária,  Clícia Di Miceli.

Sebrae 

A instituição coordenou a praça de alimentação, que ofereceu uma ampla variedade de opções gastronômicas, como hamburguerias, comidas típicas regionais, docerias e chope artesanal. Empresas do Programa Selo Amapá participaram da exposição, apresentadas nos estandes de turismo, moda autoral e alimentos, onde foram comercializados chocolates e biscoitos artesanais com temática natalina.

Ao redor da Samaúma, foi instalada a Feira de Economia Criativa, com 18 artesãos e empreendedores amapaenses que comercializaram peças e coleções produzidas com técnicas como arte em resina, artesanato local e bijuterias inspiradas no Marabaixo.

O público infantil participou de atividades lúdicas e educativas, com oficinas de Pingentes Natalinos e a tradicional Mini Chefs, que trabalhou a produção de doces natalinos, incluindo cupcakes em formato de árvore de Natal, para crianças de 3 a 12 anos.

O Sebrae instalou pontos de coleta seletiva para vidro, plástico, latinhas, óleo residual e resíduos orgânicos, para garantir o destino adequado dos materiais em redes de reuso e reciclagem, como parte da estratégia de sustentabilidade ambiental.

Programação 

A programação do Luau na Samaúma 2025, foi celebrada pelo espírito natalino, com o icônico Acender das Luzes, quando a praça e o prédio da PGJ foram iluminados em uma contagem regressiva. Em poucos instantes, o local ficou repleto de luzes, árvore de Natal e artigos decorativos.

O samba, foi contou com a participação de diversos artistas talentosos do estado. A programação cultural com Exposição de Artes Visuais com a Galeria Samaúma e pintura ao vivo de Dekko Matos; Tenda Literária, com exposição e comercialização de livros, varal de poesia e sessão de autógrafos promovida pela Setorial de Literatura do Amapá; Contação de histórias com a professora e escritora Jaciara Martins; Apresentação das Passistas da escola de samba Boêmios do Laguinho; Cortejo Artístico – Natal Mágico com Shibaki; DJ Alain Cristophe; Roda de Samba, com a participação de Menestrel Francisco Lino, Shory, Cafu Rota Samba, Neck, Nonato Soledade (Sambart), Jorginho do Cavaco, Lucas Pombo e Samba News, Carlos Piru, Jéssica Wanny e Pagodelas, Xandão, Alan Medeiros, Samba do Salgado, Vitinho Oliveira, Cleide Queiroz, Silmara Lobato, Charles Frazão, Marcelinho do Cavaco, Inajosa, Zeca Mazagão, Pegada de Gorila, Catatu, Junior Madureira, Bruno Costa, Júlia Medeiros e Os Moreiras.

Parceiros

O Luau da Samaúma é uma iniciativa do Ministério Público do Amapá (MP-AP), realizada com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado do Amapá (GEA).

Coordenação

As ações do Luau da Samaúma foram coordenadas pela Unidade de Mercado e Internacionalização (UMI), Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços (UAC-CS), Unidade de Administração e Finanças (UAF), Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin) e assessorias técnicas do Sebrae.

Sebrae no Amapá – Unidade de Marketing e Comunicação

https://sebraeap.blogspot.com/2025/12/luau-na-samauma-encerra-edicao-2025-com.html?m=1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo