Desembargador do TJAP toma posse como 1º secretário da nova Diretoria Executiva do Copedem, para o biênio 2026-2027


Durante o segundo dia do 61º Encontro Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), na última sexta-feira (5), ocorrido no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em Curitiba (PR), o desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) Rommel Araújo, que é o diretor-geral da Escola Judicial do Amapá (EJAP), tomou posse no cargo de 1º secretário da nova Diretoria Executiva do Copedem, para o da gestão 2026-2027.
A Chapa Integração, única inscrita no processo eleitoral, foi eleita por aclamação de diretoras e diretores das escolas judiciais e da magistratura de todo o país. A eleição seguiu o Estatuto do Copedem e o Edital de Convocação publicado em 4 de novembro, sob condução da Comissão Eleitoral presidida pelo desembargador Caetano Levi Lopes.
O presidente reconduzido, desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas (Esmat/TO), destacou o papel das escolas judiciais no fortalecimento de uma magistratura crítica, ética e alinhada aos desafios contemporâneos. Ele afirmou que o Copedem se mantém como espaço de cooperação e diálogo entre instituições formadoras.
A escolha do magistrado amapaense é reflexo da atuação do TJAP no cenário nacional da formação judicial e amplia a participação do Amapá nos debates sobre educação, ética, inovação e aperfeiçoamento da magistratura.
Ao assumir o cargo de 1º Secretário, o desembargador Rommel Araújo reforçou que seguirá dedicado ao aprimoramento da formação judicial. “Agradeço a confiança dos colegas. Atuarei com afinco para fortalecer o Copedem e contribuir para o avanço da magistratura brasileira”, pontuou o magistrado do TJAP.
Trabalho contínuo em âmbito nacional
Em 2023, o desembargador Rommel Araújo foi eleito 2° secretário da diretoria administrativa do Copedem, para o biênio 2024-2026, onde desenvolveu o trabalho que lhe habilitou ao novo cargo.
A nova Diretoria Executiva ficou assim composta:
- Vice-presidente – Diretor Acadêmico de Cursos e Convênios Internacionais: desembargador Márcio Vidal (MT)
- Vice-presidente – Diretor Administrativo: desembargador Roberto Portugal Bacellar (PR)
- Diretora financeira: desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro (PA)
- Vice-diretor financeiro: desembargador Júlio César Costa de Oliveira (ES)
- 1º secretário: desembargador Rommel Araújo (AP)
- 2ª secretária: desembargadora Tânia Maria Brandão Vasconcelos (RR)
O Conselho Fiscal será formado pela desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro (CE), pelo desembargador Luiz Vitório Camolez (AC), pela desembargadora Gislene Pinheiro de Oliveira (TJDFT), pelo desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes (AM) e pela juíza Rafaela Mattioli Somma (PR).
Sobre o 61º Encontro do Copedem
O 61º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro, na sede do TJPR. O evento reuniu diretoras, diretores, magistradas, magistrados e especialistas de todo o país para debates sobre educação judicial, inovação, redes de cooperação e internacionalização do conhecimento. A programação incluiu discussões sobre Inteligência Artificial, Justiça Inclusiva e Competências Digitais, além da leitura da Carta Curitiba e da entrega de homenagens. O encontro fortaleceu a troca de experiências entre as escolas judiciais brasileiras.
Sobre o Copedem
O Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura reúne e articula as escolas de magistratura dos Tribunais de Justiça estaduais, com foco na adequada formação e no aperfeiçoamento de magistradas e magistrados. A atuação do Copedem contribui para o cumprimento do que estabelece a Constituição Federal ao fortalecer políticas de educação judicial voltadas ao aprimoramento contínuo da magistratura brasileira.
Secretaria de Comunicação do TJAP



