Justiça

TJAP participa do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Florianópolis

Com o propósito de fortalecer o alinhamento institucional da magistratura e discutir os rumos estratégicos do sistema de Justiça, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) participa, nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa reúne presidentes de tribunais, gestores da Rede de Governança Colaborativa e representantes das áreas de estatística e gestão estratégica para avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e aprovar as Metas Nacionais de 2026, conforme a Resolução CNJ nº 325/2020.

A comitiva do TJAP é composta pelo presidente do Tribunal, desembargador Jayme Ferreira; o corregedor-geral, desembargador João Lages; os juízes auxiliares da Presidência, André Gonçalves e Nilton Bianchini Filho; os juízes auxiliares da Corregedoria, Liége Gomes e Ailton Vidal; a chefe de Gabinete da Presidência, Rafaela Smith; e o secretário-geral, Veridiano Colares. A abertura oficial, nesta segunda-feira (1º), foi conduzida pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

A programação do primeiro dia incluiu estandes dos programas Justiça 4.0, Justiça Plural e Fazendo Justiça, iniciativas estruturantes do CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Na sequência, ocorreram as palestras magnas da ministra Ellen Gracie, com o tema “CNJ: 20 anos depois: o que mudou no Sistema de Justiça?”, e do jurista Oscar Vilhena Vieira, intitulada “O Poder Judiciário dos próximos 20 anos: o que esperar?”.

De acordo com o presidente do TJAP, a participação do Tribunal Estadual amapaense demonstra o empenho da instituição com práticas modernas de governança, integração federativa e aprimoramento da prestação jurisdicional. Segundo o desembargador Jayme Ferreira, o ENPJ é reconhecido como o mais importante fórum nacional de planejamento do Judiciário, no qual são traçadas diretrizes de eficiência, inovação, transparência e valorização do serviço público.

Programação do segundo dia

Na terça-feira (2), segundo dia do ENPJ, a programação terá início às 9h30 com o painel “CNJ: Percepções e Perspectivas”, presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e integrado por conselheiras e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça. À tarde serão realizadas reuniões setoriais e, na sequência, o anúncio das Metas Nacionais do Judiciário para 2026 e dos Macrodesafios 2027-2032.

O simpósio será encerrado com a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2025, que reconhece os tribunais com melhor desempenho em governança, produtividade, transparência e gestão de dados.

Secretaria de Comunicação do TJAP

https://www.tjap.jus.br/portal/noticias/alinhamento-da-magistratura-tjap-participa-do-19o-encontro-nacional-do-poder-judiciario-em-florianopolis.html

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo